ENSINO
DIRENS realiza Jornada Educacional para docentes da EPCAR
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, consolidando sua posição como a melhor instituição de ensino médio entre as escolas públicas do Brasil. Este resultado reflete o compromisso da escola com a excelência acadêmica e a formação de cidadãos preparados para os desafios do futuro. Com o objetivo de aprimorar ainda mais o ensino, a Direção de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) organizou entre os dias 25 e 28/03 a Jornada de Estudos para os professores da EPCAR. O evento buscou expandir a visão dos docentes sobre o ensino militar e suas aplicações práticas na formação dos futuros integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB), promovendo uma rica troca de experiências entre diferentes Organizações Militares (OM).
O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero falou sobre o programa de visitas institucionais para os professores da Força Aérea Brasileira, que além de proporcionar um conhecimento mais amplo sobre as diversas Organizações Militares, permite a interação com profissionais no auge de sua carreira, a iniciativa possibilita uma visão mais aprofundada de como a FAB trabalha para desenvolver as habilidades essenciais ao cumprimento de sua missão constitucional. “Essas experiências certamente terão reflexos significativos em sala de aula. O ensino é um processo contínuo, iniciado nas primeiras escolas subordinadas à Diretoria de Ensino (DIRENS) e avançando até níveis estratégicos de aprendizado. Nesse contexto, aproximar os professores da realidade operacional da FAB contribui para um ensino mais concreto e alinhado às necessidades da Força. Outro aspecto marcante é o reencontro entre professores e ex-alunos, agora em plena atuação profissional. O brilho nos olhos ao vivenciar esse momento simboliza, de maneira incontestável, o sucesso da missão educacional. Talvez esse seja o maior e mais significativo objetivo do programa, que será vivenciado por todas as escolas ligadas à DIRENS”, finalizou.
A programação dos professores começou na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), onde tiveram a oportunidade de vivenciar momentos únicos. Durante a visita, os docentes conheceram o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) e assistiram de perto à impressionante precisão e disciplina dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, responsáveis por representar a Força Aérea Brasileira (FAB) em apresentações no Brasil e no exterior.
Um dos momentos mais marcantes foi a parada diária do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer). Durante a cerimônia os professores puderam sentir a rotina intensa dos futuros Oficiais da FAB e reencontrar ex-alunos da EPCAR, agora em plena formação militar. O contato direto com os cadetes proporcionou uma visão mais profunda sobre o ensino de competências e a transmissão dos valores militares aplicados na AFA.
O Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, recebeu os professores com entusiasmo, cientes da importância de compartilhar as experiências vividas na Academia com os futuros cadetes da EPCAR.
Entre os professores, um se destacou pela emoção ao reencontrar seus ex-alunos: o Professor de Matemática Carlos Henrique da Silva Cavaca. Com mais de 35 anos dedicados ao ensino, sendo 28 deles lecionando na EPCAR, Cavaca se despede da profissão com a sensação de dever cumprido. "Cada vez que viemos à AFA, é muito gratificante. Fico feliz em encontrar alunos que passaram pela nossa sala de aula e hoje estão servindo aqui", afirmou o professor que vai se aposentar em breve.
Ver os ex-alunos, que começaram como cadetes e agora ocupam postos elevados dentro da FAB, é motivo de grande orgulho. "Foi uma vida inteira dedicada ao ensino, e me sinto muito orgulhoso ao vê-los se tornarem oficiais de destaque, como Tenentes e Coronéis, servindo de exemplo para aqueles que iniciam agora na carreira militar", disse.
A jornada também incluiu uma visita à Fazenda da Aeronáutica (FAYS), onde os professores puderam conhecer sua importância estratégica para a sustentabilidade e abastecimento das unidades militares.
A programação seguiu para Anápolis (GO), onde o grupo visitou a Base Aérea de Anápolis (BAAN), sede do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que opera os modernos caças F-39 Gripen. Em Brasília (DF), os docentes conheceram o Centro de Operações Espaciais (COPE), essencial para as operações com satélites militares, e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), responsável pelo controle das atividades aéreas, espaciais e cibernéticas da FAB. Ainda em Brasília tiveram a oportunidade de se reunir com a DIRENS, o que permitiu aos professores tirar dúvidas, relatar dificuldades e aprofundar o entendimento sobre a instituição.
“Ver o brilho nos olhos desses ex-alunos ao nos reencontrarem, em alguns casos, décadas depois, e agora à frente de nobres missões, reforça o orgulho pelo trabalho realizado na EPCAR . Além do impacto motivacional, a Jornada de Estudo também contribuiu para o fortalecimento da comunicação entre a EPCAR e outras unidades da FAB, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem ao integrar teoria e prática. A expectativa é de que novas edições dessa iniciativa sejam realizadas, consolidando ainda mais a formação dos futuros oficiais da Força Aérea Brasileira”, destacou o Professor de História, Carlos Luís Araujo Murta. Segundo ele, a experiência será compartilhada com os atuais alunos da escola, estimulando neles o desejo de seguir a carreira na FAB e servir ao Brasil.
A visita encerrou em Natal (RN), onde visitaram o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), uma das principais instalações de pesquisa e desenvolvimento aeroespacial do Brasil. O encerramento ocorreu na Base Aérea de Natal (BANT), onde conheceram os trabalhos dos esquadrões Joker, Rumba e Gavião, especializados em aviação de Caça, Transporte e Asas Rotativas, respectivamente.
“Considero esse tipo de viagem de estudos muito importante, não só para a Escola Preparatória de Cadete do Ar, mas como para a Força Aérea no geral, considerando que lá na EPCAR é onde nascem os primeiros, os futuros líderes da Força Aérea Brasileira e a gente precisa manter essa chama acesa, os grandes estimuladores, os grandes mantenedores dessa chama são exatamente os professores e os instrutores da escola. Então quando essas pessoas conhecem a Força Aérea com um pouquinho mais de profundidade, tem a oportunidade de poder enxergar o futuro daqueles jovens que lá se encontram, isso realimenta o ciclo e faz com que essa formação se torne cada vez mais aprimorada e mais produtiva para a Força", comentou o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende.
A Jornada de Estudos proporcionou uma experiência imersiva para os professores, permitindo-lhes uma visão prática das atividades da FAB e da formação dos futuros militares. Essa vivência contribuirá para o aprimoramento das metodologias de ensino na EPCAR, tornando o aprendizado mais dinâmico e alinhado à realidade militar.
"A Jornada de Estudos organizada pela DIRENS nos proporcionou uma experiência prática que ampliou nossa compreensão das várias opções de atuação da/na FAB, o que ampliará, sobremaneira, a metodologia didático-pedagógica empregada na EPCAR. Conhecer diferentes OM destacou a importância de uma formação robusta e ajustada às necessidades contemporâneas. Assim, através do compartilhamento de nossas experiências, os Alunos poderão se aproximar da realidade, adquirindo uma perspectiva mais completa das possibilidades da sua carreira no futuro", explicou o Professor de Língua Portuguesa, Tenente Rhuan Jonathan da Silva.
Fotos: Sargento do Marcos / CECOMSAER , Cabo Mariscal / AFA , BAAN, CINDACTA I e DIRENS